Em geral são substâncias ou artigos que apresentam risco para a saúde das pessoas precisão de Transporte de Produtos Perigosos em Curitiba, para a segurança pública ou para o meio ambiente. Tem origem biológica, química ou radiológica em sua composição e que representam algum risco aos seres vivos ou ao meio ambiente.
Um produto ou artigo é considerado perigoso para o transporte, quando o mesmo se enquadrar numa das nove classes de produtos perigosos estabelecidas na Portaria nº 420.
Classificação de Produtos Perigosos.
- Classe 1 – Explosivos;
- Classe 2 – Gases;
- Classe 3 – Líquidos Inflamáveis;
- Classe 4 – Sólidos inflamáveis, substância sujeitas a combustão espontânea; substâncias que em contato com a água, emitem gases inflamáveis;
- Classe 5 – Substâncias oxidantes; peróxido orgânico;
- Classe 6 – Substâncias tóxicas (venenosas); substâncias infectantes;
- Classe 7 – Materiais radioativos;
- Classe 8 – Corrosivos;
- Classe 9 – Substâncias perigosas diversas.A AFF Ambiental orgulha-se de atender a todos os requisitos legais vigentes, por seus profissionais treinados, frota capacitada e sua ética e comprometimento com o meio ambiente, garantindo soluções ambientais ecologicamente corretas desde o cliente gerador até a destinação final correta.
É regulamentado por uma série de normas e legislações específicas que visam garantir a segurança tanto dos transportadores quanto da população em geral. Contudo, o objetivo é minimizar os riscos de acidentes e prevenir danos ao meio ambiente.
Para realizar o transporte, portanto, é necessário que a empresa tenha autorização da (ANTT) e siga as normas estabelecidas pela (ABNT) e outras regulamentações vigentes.
Além disso, é importante adequar o transporte para cada tipo de carga, equipar com segurança e treinar o pessoal para lidar com possíveis emergências.
Porém, o descumprimento das normas de transporte de produtos perigosos pode acarretar em penalidades para a empresa, desde multas até a suspensão ou cancelamento da autorização para transportar este tipo de carga.
Por isso, é fundamental que as empresas que realizam o transporte de produtos perigosos sigam todas as normas e procedimentos estabelecidos, garantindo a segurança dos envolvidos e do meio ambiente.